31.10.10

Pratique Aventura Segura


Sempre que sair do chão esteja de capacete, este é um dos mandamentos do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo.

A Chapada é um dos destinos mais qualificados dentro do Programa Aventura Segura, procure empresas certificadas e tenha a certeza de uma boa trilha, ou programa de aventura.


Procure empresas que tenham esse selo.

30.10.10

VÔO EXTRA PARA A CHAPADA DIAMANTINA NO NATAL!

A Trip Linhas Aéreas disponibilizou um vôo extra para Lençóis no dia 26/12, o vôo regular acontece aos sábados, mas nesse fim de ano aqueles que quiserem passar o dia 25 em casa poderão voar para a chapada no dia 26/12 domingo. O retorno também conta com um vôo extra no dia 02/01domingo. Além do vôo regular do sábado dia 01/01. O reveillon na Chapada está concorrido, as empresas de turismo e hospedagem já estão oferecendo seus pacotes, e as reservas devem ser feitas com antecedência. Quem quiser vir garanta logo sua reserva.


29.10.10

Ramiro e Aécio Conduz grupo Geotrilhas-RN de 23/10 à 29/10


Durante seis dias Ramiro da Chapada e Aécio conduziram o grupo Geotrilhas-RN pela Chapada Diamantina, prestando serviço para a operadora Explorer Brasil. O grupo Geotrilhas é formado por geógrafos que praticam trekking Brasil afora, conhecendo as belezas naturais e estudando os aspectos naturais e físicos dos locais visitados.

Durante a temporada da visita, estivemos na Serra das Paridas observando Pinturas Rupestres, visitamos o Poço Azul, o vilarejo de Xique-Xique de Igatú, Cachoeira do Sossego, Grutas Pratinha, Azul e Lapa Doce, Morro do Pai Inácio, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira da Primavera, Cachoeirinha, Salão das Areias, Rio Serrano, Gruta do Lapão,e Ribeirão do Meio.

Foi um trabalho muito prazeroso que deixou saudades tanto nos condutores, quanto nos membros do grupo.


Isso é mesmo necessário?

Muitos guias ao chegar no Morro do Pai Inácio realizam um salto perigoso para impressionar os turistas.


Enquanto algumas empresas da Chapada aderem ao Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo e recebem o selo de qualidade da ABNT por implementarem o Sistema de Gestão de Segurança para Turismo de Aventura em acordo com a norma ABNT NBR 15331. Alguns guias e até mesmo os monitores do GAP - Grupo Ambientalista de Palmeiras, que são zeladores das boas práticas no local , realizam o perigoso salto nas bordas do Morro do Pai Inácio para ilustrar a lenda que supostamente deu origem ao nome do morro. Veja o salto nesse vídeo.

Flora da Chapada


Foto: Ricardo Espinheira

A flora da Chapada é exótica e muito rica, esse é o Lobeiro uma planta espinhenta e urticante presente em algumas partes mais secas da região.

Gruta da Pratinha



22.10.10

Lençóis Cidade dos Diamantes


Foto:RBahia

Vista da Rua do Rosário, com a igreja do Rosário ao fundo
Quem conhece Lençóis se apaixona por sua simplicidade e beleza cotidiana.
Ao chegar em Lençóis experimente passear pelas ruas vazias na madrugada e admirar a beleza da arquitetura do lugar.

21.10.10

Chapada Destino Certificado

Chapada Diamantina é um dos destinos mais certificados pela ABNT em Turismo de Aventura!

Cinco empresas de turismo de aventura da Chapada receberam no evento Abeta Summit 2010, o certificado da ABNT de segurança em turismo de aventura. Em outubro outras seis empresas serão auditadas pela ABNT na Chapada Diamantina. Com o resultado dessas auditorias a Chapada será o destino mais certificado do Brasil.


Cachoeira da Fumaça - Palmeiras - Chapada Diamantina


A Cachoeira da Fumaça é um dos maiores espetáculos da Chapada Diamantina. Com 340 metros de altura, a água quando cai vai se transformando em gotículas até chegar a um ponto que dá a impressão de ser fumaça e não água.

20.10.10

Poço Encantado!

Foto: Basílio BoarinNeto

O Poço Encantado fica em Itaitê - Chapada Diamantina. Dentro de uma caverna esse poço de mais de 60 metros de profundidade de água cristalina, adquire um tom azulado quando a luz solar penetra a água rica em calcário e magnésio. Infelizmente o Poço Encantado está interditado por questões de impacto ambiental provocado por uma escadaria feita para melhorar o acesso ao local!




19.10.10

Lençóis Cidade dos Diamantes


Foto: André Ullyses de Salis
Lençóis foi iniciada em 1845 por garimpeiros que vieam em busca dos diamantes abundantes nos rios, vales e serras da Chapada Diamantina. Durante boa parte de sua existência essa foi a única fonte de renda da cidade, hoje lençóis vive quase exclusivamente do turismo, recebendo milhares de visitantes todos os anos.

www.pingabrasil.blogspot.com

Salão das Areias - Lençóis - Chapada Diamantina


O salão das areias é um labirinto de blocos de conglomerado friável que se desfaz com facilidade. As diferentes rochas que compõem o conglomerado quando se desfazem dão origem a areias com diferentes tons, antigamente artesãos da cidade retiravam nesse local, areias coloridas para fazer artesanato em garrafas. Hoje não é mais retirado areia, os salões são somente usados para a visitação.


18.10.10

O Poço Azul


O Poço Azul fica em Itaitê Chapada Diamantina. Um dos lugares mais fantásticos da Chapada, uma caverna que abriga um lago profundo de águas cristalinas, que pela presença de calcário e magnésio na água exibe um tom azulado ao entrar em contato com a luz por um efeito chamado de refração solar. Um fóssil de preguiça gigante muito bem conservado foi retirado desse poço e está sendo estudado.

O poço fica numas propriedade particular aberta a visitação e o banho é permitido.

17.10.10

Flores da Chapada



A diversidade de flores é muito grande na Chapada Diamantina, em todas as épocas do ano muitas flores enfeitam as trilhas.

16.10.10

Fogo na Serra do Lapão


Aconteceu um incêndio na Serra do Lapão no dia 09/10 em pleno festival de Lençóis, que mobilizou um grande número de brigadistas voluntários, bombeiros e órgãos governamentais. O fogo começou por volta das 13:00h e se alastrou muito rapidamente queimando aproximadamente 50ha. A mobilização de combate foi grande e contou com a BVL (Brigada Voluntária de Lençóis), BRAL (Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis), Bombeiros do 11º GBM-Lençóis, Brigadas do ICMBio, Apoio do IMA, CORDEC, e comércio local.

15.10.10

CACHOEIRA DO POÇÃO

A Chapada Diamantina é um cenário deslumbrante onde as cachoeiras são as principais atrações.

                                                     

14.10.10

Venha conhecer nossas belezas naturais

CACHOEIRA DO BURACÃO



Essa é uma das cachoeiras mais belas da Chapada, fica em Ibicoara e dá para fazer um rappel maravilhoso ao lado dos quase cem metros de queda dágua.
Ramiro da Chapada recomenda pode comprar que essa loja é confiável.